Friday, March 19, 2010

FOLHA DE PERNAMBUCO - Sexta, 19 de Março de 2010 
Solo de dança é atração no teatro Hermilo Borba (clique aqui)
“O Outro do Outro” apresenta cenografia simples e objetiva
AMANDA SENA   

Do desejo de romper as fronteiras existentes entre os universos da dança e do teatro surgiu o espetáculo “O Outro do Outro”, que faz única apresentação amanhã, às 21h, no teatro Hermilo Borba Filho. O espetáculo apresenta a performance solo do pernambucano João Costa Lima, que há seis anos reside na Europa, onde estudou dança contemporânea.
Com uma cenografia simples, desapegada de grandes objetos cênicos, ou suporte de luz, o espectador é convidado a compor a cena de acordo com o que ele está vendo e com o que lhe é apresentado. Apesar de ter uma forma definida, Costa Lima afirma que o desempenho é um processo em aberto. “Nesse projeto eu estava interessado em trabalhar uma questão que faz parte do princípio do teatro e da dança, que é o encontro de uma pessoa assistindo, com a que está se apresentando”, diz o bailarino e coreógrafo, que complementa: “reconhecer o outro é muito importante. A partir daí desenvolvi uma pesquisa em torno da construção e da desconstrução da identidade e da multiplicidade de faces existentes nas pessoas”.
A montagem, que marca o retorno do artista aos palcos recifenses, tem um valor singular para ele. “Estou muito feliz em compartilhar o meu trabalho com as pessoas que eu conheço. Com a Cidade que está em mim. Essa apresentação pode trazer alguma direção interessante para se repensar o dramaturgia no Recife”, afirma.
“O Outro do Outro” estreou em São Paulo no último dia 10, e veio para Recife através de uma iniciativa do Centro Apolo Hermilo, que antecipa em primeira mão os resultados dos trabalhos apresentados na badalada Mostra de Processos Dança do Itaú Cultural. Os ingressos custam R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada).

No comments: